A melhor maneira de preservar as qualidades do café é armazená-lo da maneira adequada, preferencialmente em grãos. O oxigênio, a umidade, a luz e o calor são inimigos do café. Assim, enquanto não for necessário, não abra a embalagem se esta for hermética e não moa os grãos antes da hora do preparo, porque isto aumenta a oxidação, acelerando o seu envelhecimento. As embalagens de papel (usadas na venda à granel) não são boas para guardá-lo, pois passam umidade.
Tenho diversas latas de flandres, que além de proteger, são bem decorativas. Estas da foto eu comprei em Gramado, na Pro-Lar (Av. das Hortênsias, 3.700). Existem também potes de porcelana e plásticos, que se bem vedados e opacos também protegem bem.
Não costumo guardar café em geladeira, mas é uma boa opção para proteger da luz e do calor. O único cuidado necessário é estar bem vedado, para não absorver umidade e cheiro dos alimentos (o café absorve muito cheiro. Algumas pessoas inclusive guardam a borra do café na geladeira para eliminar odores). Lembre-se que o café vai ficar gelado, interferindo na temperatura da bebida ou no tempo de preparo - como o café está frio, é necessário deixá-lo aquecer um pouco antes da extração.