sábado, 26 de março de 2011

Café: muito prazer!

Tomar café em casa é um hobby que pratico há alguns anos. Com o tempo, fui aprendendo sobre origem dos grãos, características do paladar, formas de preparo e outros fatores que envolvem a busca da xícara perfeita.

Minha intenção com este blog é divulgar este hábito que, acreditem, tem tantas possibillidades sensoriais a explorar quanto a dos apreciadores de vinho ou outras bebidas - com a vantagem de ser mais saudável e mais barato.

O café pode ser o "centro das atenções", quando domina a cena,  ou ser o ponto final de um lauto jantar, o ponto final de uma lírica experiência gastronômica. Seja qual for o momento, qualidade é fundamental: a vida é curta demais para tomar café ruim! Acompanhe aqui como se iniciar ou se aprimorar na arte de preparar e apreciar um bom café! Para começar, clique no "Guia Prático do Café Gourmet", no alto da página.

6 comentários:

  1. Encontro a xícara perfeita todos os dias de manhã, sabes que teu espresso é o único café que eu tomo. É insuperável!

    ResponderExcluir
  2. Grande idéia Gláucio, gosto muito de tomar café mas nunca tinha pensado em fazer em casa nada muito aprimorado.
    Vou acompanhar teu blog para aprender a fazer um café bacana.
    Grande abraço,
    Eduardo Prudêncio (pai da Marcela e do Bruno).

    ResponderExcluir
  3. Grande, Gláucio!
    Conheci o teu blog tomando um dos piores cafés que tomo atualmente. A coisa tá feia aqui na sala 504. A crise é tamanha que estou pensando em largar o grupo e partir em carreira solo com Nescafé/Iguaçú ou outro instantâneo.
    O granulado quando batido com o açúcar (para quem consome), antes de adicionar a água é uma receita que até quebra o galho. Mas é uma decisão radical, ainda em estudo.
    Parabéns pela iniciativa e seguem duas sugestões a explorar:
    1-receitas/dicas/sugestões para café granulado. A propósito, do que se trata?
    2-receitas de café alcoólico. Já tomei com conhaque, mas achei horrível.
    Um grande abraço!
    Abraço,
    Guto

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Gláucio! Sucesso no teu blog! Capriche numa dica: quero preparar um cafezinho esperto para minha cara-metade. Ela adora café! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Guto!
    Tá feia a coisa! Sugiro fazer uma vaquinha e comprar uma máquina de espresso, das que utilizam saché. Usamos no Banco, são práticas para uso por diversas pessoas. Elas estão na faixa de R$ 350/R$450. Os saches são bem fáceis de encontrar, até por tele-entrega (da Café do Mercado). Quanto ao Solúvel, tem uma história interessante: com a crise de 1930 o café brasileiro estava na pior, e o leite em pó criado pela Nestlé fazia sucesso, sendo inclusive utilizado para merenda escolar (não precisava refrigeração). Então uma comissão de cafeícultores foi a Suiça implorar a Nestlé que criasse um café solúvel como o leite... e então surgiu o Nescafé! Quase todos os cafés solúveis são feitos de café Robusta, uma variedade inferior à Arábica. Porém já existem cafés solúveis "gourmet" liofilizados, feitos de Arábica. Vou experimentar algum e te conto depois...
    Gláucio

    ResponderExcluir