Moer o café na hora do uso é a melhor maneira de preservar suas características de aroma e sabor. A moagem aumenta a superfície de contato com o ar e a oxidação estraga rapidamente o café. O café guardado em grão envelhece mais devagar. Apreciador de café que se preze tem que ter moedor!
O único moedor doméstico que encontrei é do tipo faca, da Cadence. Não é o ideal, pois os melhores são os moinhos de lâmina (cônico ou flat). O tipo faca é bem parecido com um liquidificador, e os grânulos ficam com tamanhos diferentes. A dica é misturar o pó, para torná-lo mais homogêneo.
A vantagem do moedor tipo faca da Cadence é que ele é barato, pequeno e muito simples de usar. Se alguém tiver alguma dica de outros moedores por favor nos conte!
Oi Glaucio, parabéns pelo blog.
ResponderExcluirQue tal este moedor chinês? Frete grátis para o Brasil, cônico. US$ 61,00. Não sei da qualidade.
Desvantagens: 220V e possíveis 60% de impostos na chegada aqui.
http://www.aliexpress.com/product-fm/451831270-Free-shipping-Luxury-Stainless-steel-electric-Coffee-grinder-Coffee-maker-grinder-Grinding-machine-Adjustable-grinding-thickness-wholesalers.html
Abs.
Telmo.
Obrigado! Olhei o moedor, parece legal e o preço é bom. O fato de ser 220v complica. O que eu estou procurando e ainda não encontrei é um moedor doméstico que tenha suporte para acoplar o "cachimbo" para receber o café moído direto nele, igual ao das cafeterias. Simplificaria o preparo (hoje uso um pincel para puxar o café do moedor).
ResponderExcluirHoje fiz umas fotos para o blog. Em seguida vou postar. Grande abraço!
E que tal guardar os grãos bem embalados no freezer como se faz com erva mate???
ResponderExcluirTalvez seja uma forma de manter o grão por mais tempo!!!
Vou testar, Vicente. Vou pesquisar também se há alguma restrião ao congelamento e depois te conto. fiquei muito feliz de receber teu comentário. um grande abraço a este gourmet gaudério.
ResponderExcluir