quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cafeterias de São Paulo

Em dezembro fui a São Paulo pra fazer curso de barista e conhecer algumas cafeterias. A cultura do café é bem mais desenvolvida por lá, até por ser um dos principais Estados produtores do País. Nunca tomei tanto café na minha vida!

Pra começar, o local do curso ja era uma cafeteria - a Coffee Lab (Rua Fradique Coutinho, 1340 - Vila Madalena), da Isabela Raposeiras, um local com uma proposta bem diferente. Instalada numa casa, clientes e baristas ocupam o mesmo espaço, inclusive com os clientes preparando os seus cafés sob o olhar atento dos profissionais. No local também há uma torrefadora Diedrich, na qual são torrados os cafés especiais pela mestre de torras Isabela e sua equipe. Isabela foi campeã do Campeonato Brasileiro de Baristas e é uma das referências nacionais do mercado de cafés.

Quando saia do curso, tratava de conhecer outras cafeterias que são referências no segmento. Na Santo Grão (Rua Oscar Freire, 413 - Jardim Paulista), experimentei um menu degustação com quatro espressos de grãos diferentes. Os cafés deles são muito bons, e também fazem a torra no local.

Já o Octavio Cafés ( Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.996 - Jd. Paulistano) impressiona pelo tamanho e opulência do local, uma coisa bem Paulista! Bem localizado na Brigadeiro Faria Lima, é frequentado por executivos e profissionais com cara de bem sucedidos. Lá tomei um café feito na "Clover Coffee Machine" equipamento importado dos Estados Unidos, que combina os métodos de preparação da French Press e a extração a vácuo por meio de um coador de alumínio. É um café parecido com passado, tomado em taça grande, bem ao estilo americano.

Visitei também a única cafeteria da Nespresso da América do Sul (Boutique Bar Nespresso - rua Padre João Manuel, 1164 - Jardim Paulista). Tomei um coquetel chamado Nespresso Fresch Vanilla - gelo de Acqua Panna com limão siciliano, chá de pessego e espresso Variations Flor de Baunuilha. Bem bom!

Não poderia deixar de conferir as cafeterias Starbucks, Franz e Suplicy. Com mais jeitão de lanchonetes, servem bastante cafés em copos descartáveis grandes - filtrados, capuchinos e frapuchinos - com diversos tipos de lanches e acompanhamentos. Aliás, tenho informação de fonte segura que até julho teremos a inauguração de uma franquia da Franz em Porto Alegre. Será na Nilo Peçanha, próximo ao Riversides Shikki. Também está em estudo a abertura da primeira boutique Nespresso de Porto  Alegre.

Se você curte café, São Paulo é uma festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário